Passados 50 anos, Fred, Wilma, Pedrita, o "cachorro" Dino e os vizinhos Barney, Beth e Bambam conseguiram mais do que isso.
Cultuados por diferentes gerações de fãs, os Flintstones também estrelaram tiras de quadrinhos, gibis, espetáculos teatrais, brinquedos, produtos licenciados, filmes live-action para o cinema e até um parque temático.
A série original seguiu até 1966. Nas décadas de 1970 e 1980, ganhou longas-metragens especiais e spin-offs - como Bambam & Pedrita e Garotos das Cavernas (que também chegaram aos quadrinhos) - e uma nova sequência de episódios inéditos, além da série Os Flintstones nos Anos Dourados (Flintstones Kids), na qual os personagens são crianças.
Fred Flintstone e sua família estrearam nos quadrinhos em 1961, nas tiras de jornais produzidas pelo cartunista e animador Gene Hazelton. No mesmo ano, ganharam as páginas dos gibis, com um título próprio lançado pela norte-americana Dell/Gold Key Comics.
Foi a extinta TV Excelsior que trouxe os Flintstones para o Brasil, em 1961. Dois anos depois, a editora O Cruzeiro publicava os personagens pela primeira vez em gibi no País.
Até os anos 2000, incluindo alguns intervalos, eles foram publicados, na sequência, pelas editoras Abril, RGE, A Tribuna - que também lançou Os Flintstones nos Anos Dourados, no final da década de 1980 - e Panini Comics.
Com o cancelamento, em 2005, do título que dividia com os Jetsons na Panini, a família Flintstone apareceu até 2008 em outro gibi da editora, o Almanaque Clássicos do Bumerangue.
Por enquanto, no Brasil, os personagens estão fora das bancas. Mas na TV eles continuam encantando as novas gerações.
Graças ao SBT, que, além de exibir diariamente Flintstones Kids no Carrossel Animado, trará de volta a série original a partir do próximo dia 2 de outubro, sempre no último bloco do programa.
Apesar de as comemorações terem sido tímidas em todo o mundo, o aniversário dos Flintstones não passou em branco no site de buscas Google, que no último dia 30 de setembro homenageou a família pré-histórica colocando no lugar do logotipo da companhia uma ilustração com toda a turma em um paradisíaco cenário da cidade de Bedrock.
Yabadabadoo!
Por Marcus Ramone - http://www.universohq.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário